6 conselhos para escolher corretamente seu calçado de corrida

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Para correr nas melhores condições, é melhor equipar-se com um calçado bem adaptado aos seus pés e concebidos especificamente para a corrida! Isso lhe prevenirá de: bolhas, entorses e outros ferimentos.

 

1. Cuidado com sua numeração

Durante a corrida, seu pé escorrega vários milímetros para frente, até mesmo um centímetro. Ao experimentar um calçado, assegure-se de escolher corretamente um calçado de corrida, onde seus dedões não possam ir de encontro com a frente do calçado..., com o risco de ter bolhas e as unhas com hematomas! Deixe um centímetro entres os dedões e a ponta do calçado. Seus calçados de corrida serão, assim, muito frequentemente, de uma numeração superior a de seus calçados do dia a dia.

 

2. Seu peso conta!

Não escolhemos o mesmo modelo de calçados, quando pesamos 60 ou 90 quilos.

Você sabia disso ?
Quando você corre, a onda de choque criada por ocasião de cada pisada corresponde a cerca de 3 vezes o seu peso. Essa onda propaga-se do calcanhar até o topo da coluna vertebral. As articulações desempenham o papel de amortecedor, mas elas trabalham arduamente. A escolha de um bom calçado de corrida é então primordial para absorver os choques e dispersar as vibrações.
Sendo assim, acima de 80 kg, dê prioridade à amortização, privilegie uma sola de espuma intermediária, mais firme, e uma tecnologia de amortização complementar no nível do calcanhar e na dianteira do pé.

 

3. Asfalto ou trilha ?

Seu calçado deve ser adaptado à superfície praticada. Na estrada, privilegie uma boa amortização, pois é nesse terreno que os calçados gastam mais. Se você correr em trilhas, prefira uma boa firmeza do pé e uma sola serrilhada, adaptada aos obstáculos naturais. 

 

4. Como definir sua pisada ?

Cada corredor possui seu próprio modo de correr. Para determinar seu tipo de pisada, o melhor meio é observar o gasto da sola externa de seus calçados de corrida. Se você não tiver calçados de corrida para observar o gasto da sola externa, sugerimos que você consulte um podólogo para determinar seu tipo de pisada.

 

5. Escolha seu calçado no fim do dia !

Durante o esforço, seu pé incha, e para além de 30 a 45 minutos de corrida, seu pé tem tendência a ficar amassado. É melhor comprar seu  par à noite, quando seu pé está inchado.

 

6. Quando renovar seu calçado ?

Não espere o machucado para trocar seu calçado de corrida. Os de sola espessa permitem efetuar entre 1.500 e 2.000 quilômetros. Para calçados mais leves, considere 500 quilômetros no máximo (modelo específico para a competição).

 

Bom treino !

 

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