Caminhada feminina

Mais de 20 % das mulheres adoram caminhada e sentem-se felizes quando a fazem por caminhos verdes. Tanto pela busca de prazer, para se sentir bem consigo mesma, manter a forma ou modelar o seu corpo, as mulheres não se enganam, a caminhada se resume ao feminino!


 

 

A fisiologia e a anatomia feminina

 

Courir au féminin

Além de um crescimento ósseo precoce, a constituição muscular e articular da mulher, é diferente da do homem. Por um lado, isso se explica por uma musculatura menos desenvolvida e uma maior flexibilidade dos ligamentos. Essa super frouxidão dos ligamentos tem a desvantagem de tornar as articulações das mulheres mais frágeis às lesões e às dores. Por outro lado, a massa gordurosa das mulheres é mais importante do que no homem (25 % / 15 %). Essas particularidades acarretam uma carga inútil, aumentando a importância para a mulher de fortalecer sua musculatura e suas articulações ao praticar atividades esportivas variadas (ginástica, natação, fitness, etc).

 

 

Corrida para as mulheres: proteção e reforço das articulações e dos ligamentos

  • Durante suas sessões de corrida, para proteger suas articulações, prefira superfícies planas tais como gramados, jardins públicos ou parques.

  • Pense em fazer regularmente exercícios de reforço muscular, tonicidade, alongamentos antes e depois da sessão de corrida.

 

 

O uso do oxigênio para as mulheres

Durante a prática de um esporte de resistência, tal como a corrida, a mulher consome menos VO2 max (consumo máximo de oxigênio). Essa redução do uso do oxigênio não favorece o desempenho, pois ela provoca uma fadiga precoce. Mas, apesar dessas diferenças fisiológicas, uma prática regular de corrida permite que as mulheres melhorem de modo eficiente, suas capacidades de resistência no mesmo nível que os homens.

Ponto importante: você gosta da corrida. Escolha um programa de treino pessoal, adaptado e progressivo, sem atentar necessariamente para o desempenho.

 

 

A corrida para as mulheres ou para os homens.

Em todos os esportes, o fator de sucesso mais importante é a motivação, ela permite superar-se para alcançar seus objetivos. Correr para manter a forma, para manter seu peso ou correr para seu prazer, tanto para os homens, como para as mulheres, exige apenas uma pequena dose de vontade e perseverança para alcançar seus objetivos. Para todos, a resistência é obtida graças à regularidade na prática da corrida.

 

 

Seus objetivos

Você é iniciante na corrida:

  • Comece com corridas de distâncias curtas, de 2 a 10 km.
  • Para ficar motivado, escolha um programa adaptado às suas capacidades físicas, levando em conta as distâncias, a intensidade da corrida, a quantidade de sessões de treino.
  • No que diz respeito ao equipamento e a segurança, pense em escolher um bom calçado de corrida e use roupas (respirantes e amplas) específicas para a corrida.

 

La course a pied pour les femmes

Você está em busca do prazer na corrida:

  • Corra várias vezes por semana, você sentirá rapidamente os efeitos euforizantes e dependentes da corrida.
  • Combine várias atividades esportivas tais como a bicicleta, a natação ou a caminhada.
  • Planeje horários com folga para praticar sua atividade esportiva sem restrições.

 

Você deseja perder peso:

  • Privilegie sessões de corrida com velocidade baixa durante 30 / 40 minutos, para um bom uso das gorduras pelo organismo. 
  • Pense em alimentar-se de maneira equilibrada e beber o suficiente de água. Esqueça os regimes restritivos com efeito ioiô.
 

Você tem objetivos de competição:

  • Para corridas de rua, siga um plano de treino preciso e que leve em conta as distâncias, seu nível de prática e suas disponibilidades.

 

Mais segurança: Você gostaria de aproveitar das vantagens da corrida, mas está receosa de aventurar-se sozinha pelos caminhos.  

 

Siga os conselhos da Kalenji:

 

  • Corra em grupo e privilegie os locais claros.
  • Informe seus familiares sobre seu percurso e a hora de retorno.
  • Sempre leve seu celular ou um apito.
  • Matricule-se num clube ou associação de corrida.
 

 

Pratique um esporte “que traga prazer” de modo feminino: a corrida!

 

 

 

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