Começar bem uma corrida de aventura (trail run)

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Correr na natureza, em caminhos e terrenos sempre diferentes, requer uma abordagem particular no treino. Eis alguns princípios fundamentais para evitar que se perca pelo caminho.

 

O trail run  atrai a cada dia mais novos praticantes, de todos os níveis, preocupados em fugir dos terrenos betumados e dos percursos de treino muito frequentados. Os principiantes que desejam, logo no início, dirigir-se para uma prática esportiva em caminhos, não devem ficar apreensivos.

 

Corrida na natureza ou trail?

Inspirado no termo inglês que significa caminho ou trilho, o trail reagrupa todas as práticas de corrida na natureza. Tem varios tipos de provas:

Corridas na Natureza: menos de 21 Km

Trail curto: entre 21 e 42 Km

Trail: 42 a 80 Km.

Ultratrail: acima de 80 Km.

Uma grande diversidade de provas cronometradas está agora à disposição dos trailers de todos os níveis. Corridas em montanhas com desníveis positivos por vezes bastante significativos, corridas noturnas ou trails urbanos.

O interesse desta atividade é de visitar todos os terrenos, mesmo e sobretudo os mais extremos, para testar os seus limites em ambientes, por vezes, deslumbrantes.

 

Que tipo de equipamento deve ser priorizado?

O material obrigatório antes da partida para uma prova de trail, deve ser bem preparado e é necessário tomar certas precauções. Ninguém deve aventurar-se em plena natureza como se fosse passear num jardim público. Sobretudo durante sessões de treino solitárias.

O calçado deve corresponder ao seu tipo de pisada e à sua morfologia, mas também às especificidades do trail (proteções das zonas sensíveis, aderência...). É importante levar um cantil, ou melhor, uma mochila com uma bolsa de água.

Traga sempre consigo um vestuário quente e isolador do frio ou da chuva. Por fim, coloque na pequena mochila acima referida: uma manta de sobrevivência, um apito e um celular.

 

Como treinar?

Para ter um bom desempenho – ou simplesmente ser capaz de fazer boas saídas – o corredor de trilha deve, antes de mais nada, desenvolver a sua resistência. Por isso é importante correr a um ritmo de base relativamente lento (entre 60 e 75% da sua frequência cardíaca máxima). Nessa cadência, deve poder manter uma conversa. O seu objetivo não é de correr a grande velocidade mas durante muito tempo. Por ser uma atividade na natureza, o trail consiste em correr em diferentes tipos de pisos e desníveis.

O seu treino deve levar isso em conta. Sempre que possível, varie as sessões de treino e procure saídas em terrenos rochosos ou arenosos, assim como sessões em encostas com diferentes níveis de declive. Se estiver preparando-se para uma prova, ou uma saída mais longa e árdua do que o habitual, estude o seu programa de treino em função do percurso que vai efetuar.

 

É preciso praticar outras atividades esportivas?

É raro que os corredores de trilha se contentem só de correr em terrenos! BTT e natação são muitas vezes atividades praticadas como complemento da corrida. As outras atividades permitem aumentar a resistência assim como a força muscular e adquirir mais audácia. Permitem, sobretudo, desenvolver uma relação descomplicada com a natureza, os diversos elementos e evitar a monotonia por vezes consecutiva de um treino muito focado num só tipo de esforço físico.

 

 

Bom trail!

 

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