Correr na cidade: os gestos que salvam


A prática de corrida nas cidades não para de conquistar seu espaço. Prática e social, ela deve entretanto, ser acompanhada de algumas precauções. Eis as principais.

A corrida na cidade apresenta inúmeras vantagens. Notadamente a de simplificar a logística de uma caminhada ou de uma sessão de treino. Basta sair de casa : o início da ação é imediata !

A prática esportiva no meio urbano pode igualmente ganhar diferentes  aspectos. Desvio em direção a bairros desconhecidos, visita surpresa para amigos ou para parentes e até mesmo na praça de alimentação do shopping, tão prática: nenhum problema de estacionamento ou de consciência pesada ao passar pelo caixa com uma barra de chocolate...

Entretanto, um certo cuidado deve ser considerado no centro das cidades. O corredor é um pedestre e não um carro de corrida para qualquer terreno. Por esse motivo, ele deve cuidar de sua própria segurança ao respeitar os regulamentos em vigor, isto é, o código do pedestre. 

 

 Alguns princípios fundamentais devem ser seguidos ao pé da letra, em quaisquer circunstâncias :

- Respeitar os semáforos (A polícia pode, a princípio, dar uma multa quando não for o caso).

- Correr nas calçadas e não na rua.

- Usar uma roupa ou faixas de braço fluorescentes quando escurecer (esses artigos podem ser encontrados nas lojas da Decathlon).

- Cuidado para não empurrar os pedestres ou atrapalhar o trajeto desses últimos (principalmente o das crianças ou de pessoas com mobilidade reduzida).

- Manter o volume do mp3 num nível sonoro que permita manter-se em contato com seu meio ambiente imediato : a qualquer momento, você deve poder perceber a iminência de um perigo.

- Ter uma atitude irrepreensível no que concerne a limpeza : nem pensar em jogar qualquer coisa na rua (garrafas, lenços de papel, garrafas de géis energéticos vazias). E, mesmo se for muito tentador, evitar a pausa banheiro, entre dois carros parados no estacionamento (passível de uma multa de 35 euros).

 

Devido à sua vulnerabilidade face aos carros e quaisquer outros veículos motorizados, o corredor deve ficar extremamente vigilante ao atravessar as ruas ou cruzamentos: os acidentes são raros, mas podem, em certos casos, tornarem-se dramáticos.

Um conselho, caso você decida aventurar-se na sua cidade ou numa aglomeração desconhecida : leve um bilhete de metrô ou uma nota de 10 euros (ou o equivalente em moeda local) para poder voltar corretamente de ônibus ou de taxi, caso chova forte ou você esteja demasiadamente cansado. Enfim, é preferível (especialmente no exterior) sempre levar um documento de identidade legível.

 

Boa corrida !

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Classificar
VOLTAR PARA O TOPO