A corrida em família


O período de férias de verão é ideal para partilhar e praticar em família, nos momentos de descontração, atividades lúdicas e corrida. A corrida é um esporte de convívio, partilha e aprendizagem por excelência. Pais e filhos podem dedicar-se à corrida para explorarem a natureza , aproveitar do beira mar em outra perspectiva e divertirem-se em conjunto.

 

Correr com crianças implica respeitar algumas regras e precauções:

1. Organize a volta e prepare o equipamento que vai levar

Como qualquer outra atividade ao ar livre, a corrida exige planejamento além de levar em consideração as condições meteorológicas, mesmo no verão. Seja precavido e leve sempre em uma mochila :  um boné, protetor solar, bebida e alimentos, sem esquecer os óculos de sol, desinfetante cutâneo e repelente para picadas de insetos.
Uma mochila clássica é sempre mais incômoda que uma mochila especialmente concebida para a corrida..

 

2. Antes de partir: tome um bom café da manhã energético em família

Se pretende fazer uma volta descontraída e esportiva, prepare um bom café da manhã equilibrado e energético para toda a família: produtos lácteos, fruta, cereais, pão e proteínas (frango ou ovo). Esta primeira refeição é ideal para ter um bom arranque e para evitar hipoglicemias ou fadigas prematuras.

 

3. Gira a bebida

Independentemente das condições climáticas, em qualquer atividade esportiva, hidratar-se é indispensável tanto para os adultos como para as crianças. Uma volta lúdica de corrida permite às crianças gerenciarem a reserva de água (com pouco açúcar) para o dia.

Conselho: Verifique sempre se as crianças se hidratam devidamente durante o esforço (um gole de água de dez em dez minutos, aproximadamente).

 

4. Nunca se esqueça do abastecimento

Mesmo em voltas de curta distância, leve sempre alimentos sólidos para evitar qualquer risco de hipoglicemia. As barras de cereais, os frutos secos e os chocolates são alimentos com hidratos de carbono que as crianças apreciam e devem levar em cada atividade.

 

5. Motive as crianças, fixe objetivos em função da sua idade e nível

Antes de arrancar, a melhor forma de motivar as crianças é propor-lhes uma volta lúdica, correr respeitando os níveis, as distâncias e as capacidades de esforço de cada um.
As suas capacidades motoras variam conforme a idade, por isso crianças não devem ser consideradas adultos menores. É importante, portanto, adaptar os ritmos, as distâncias e os tempos de descanso em função das necessidades de cada criança. Sendo um esporte perfeitamente adaptado aos mais jovens, a corrida permite variar as atividades lúdicas para favorecer a iniciação ao esporte e o desenvolvimento motor e sensorial das crianças.

Exemplo de volta com crianças: Comece com uma corrida lenta (não mais de 15 minutos) intervalada com marcha e pausas para abastecimento e piquenique. Reinicie com uma pequena corrida seguida de jogos lúdicos com fases de descanso. Inicie o regresso em corrida com ritmo lento e inclua um pequeno desafio com um pico de esforço!

O mais importante é fazer com que as crianças se divirtam respeitando as capacidades e desejos de cada uma. A melhor forma de alcançar este objetivo é diversificar as atividades para que fiquem motivadas durante todo o dia e incutir-lhes o gosto pela corrida :

- Descoberta do meio natural presente procurando nomes de pássaros ou o nome da flora presente.

- Aprendizagem de orientação com leitura de mapas, sinais de trânsito ou manuseamento da bússola.

- Jogos ao ar livre (salto, jogos de bola...)

Correr, saltar e lançar serão as três atividades principais das suas voltas de corrida com crianças com menos de 12 anos.

Dica : Leve uma câmera e ensine as crianças a utilizá-la para que possam tirar todas as fotos que quiserem.

 

6. Nunca se esqueça da segurança e proteção

Durante as férias de verão, é fundamental proteger as crianças dos raios solares agressivos. Um protetor solar com índice mínimo de 50 resistente à água, óculos de sol para proteger os olhos frágeis e roupa adaptada à prática esportiva ao ar livre são elementos prioritários.

O equipamento de corrida deverá ser largo e respirável (os tecidos usados são técnicos, favorecendo a evaporação da transpiração para manter a pele seca): camiseta leve, calções leves e meias finas.
Privilegie meias técnicas específicas para corrida em vez de meias de algodão, que são mais suscetíveis de reter água e manter o pés molhados, favorecendo assim as irritações provocadas pelas fricções.

Conselho: Evite o estilo "sem meias em calçado de corrida" depois de uma corrida para não sofrer com bolhas. Com tempo quente, mesmo sem sol, o uso de boné é obrigatório para proteger eficazmente as crianças dos raios solares e do calor. O boné permite evitar a "terrível" insolação ou hipertermia que comprometerá rapidamente o dia de lazer e atividades ao ar livre em família.

 

7. O conforto do calçado!

Para correr confortavelmente, o calçado de corrida para criança "estrada e caminhos" é perfeitamente adaptado à morfologia das crianças, proporcionando-lhes conforto e segurança. Leve, flexível, com bom suporte para evitar entorses e bom amortecimento, o calçado de corrida para criança assegura uma estabilidade perfeita na maioria dos pisos.

 

8. Incentive as crianças

A corrida tem de ser uma atividade lúdica para as crianças. Quando estiver com crianças, privilegie o prazer e a partilha e evite o espírito de competição. Ensine-lhes a observar a natureza, a prestar atenção às suas sensações e sobretudo a gerenciar as suas necessidades durante a corrida (bebidas e alimentos).
Não se esqueça sobretudo de incentivar as crianças em todas as suas descobertas e esforços!

 

A corrida lúdica, um bom plano de "férias" para as crianças!

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