Por que fazer alongamentos?

Parte importante dos períodos de recuperação, de suas sessões de corrida, os alongamentos permitem evitar as contrações e cãibras associadas aos esforços, por ocasião de suas velocidades de resistência.




Descubra no vídeo, 4 exercícios de alongamento!

 

Por que fazer alongamentos?

 

Um alongamento é o tensionamento de um músculo ou de um grupo muscular pelo alongamento desses últimos. No nível articular, os alongamentos são destinados à obtenção de uma boa destreza, no intuito de evitar acidentes tendinosos musculares.

Fazer alongamentos permite :

 

 

  • Pourquoi faire des étirements ?

    Manter sua amplitude de movimento (diminuição da rigidez muscular).

  • Diminuir o surgimento de cãibras.

  • Limitar os riscos de lesões



 

Quando alongar-se?

 

No final do aquecimento, durante 10 minutos.



Para os praticantes regulares: no final da sessão (prática ou saída), durante10 minutos.



 

 

Como alongar-se em 4 etapas:

 

  1. Tome a posição de base

  2. Coloque-se progressivamente na posição de alongamento (10 à 5 segundos)

  3. Mantenha o alongamento (10 à 5 segundos) expirando ao mesmo tempo

  4. Volte progressivamente à posição de base (10 a 5 segundos)

 

Mantenha o alongamento durante 5 à 10 segundos e repita cada alongamento 2 ou 3 vezes.



(Ou uma vez de 30 segundos, para trabalhar a diminuição da rigidez muscular).

 

Precaução: Após uma sessão de treino intenso, é preferível esperar 30 minutos, antes de iniciar exercícios de alongamentos, para não agravar as micro lesões musculares que possam ter surgido durante a fase do treino.

 

 

Boa sessão!

 

 

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Classificar
VOLTAR PARA O TOPO