Superar os pequenos machucados!


Frequentemente, a prática regular de corrida provoca pequenos machucados sem gravidade. Equipamento não adaptado ou falta de conhecimento das precauções a serem tomadas. Correr não é complicado, mas pressupõe um mínimo de método.

 

Os calçados

* Cuide dos seus pés

Evitar bolhas e ainda mais, os machucados associados a um equipamento não adaptado, é a base, o fundamento de sua prática esportiva!

A escolha dos calçados é fundamental e nada pode substituir os conselhos de um especialista, caso você seja iniciante. Vários parâmetros podem ser levados em consideração antes da compra de um calçado de corrida: a natureza de sua pisada, seu peso e as distâncias sobre as quais você deseja treinar.

A linha KIPRUN da Kalenji atende a todas essas exigências de início. Mais uma vez, solicite conselhos!

* Tome cuidado com o jeito de amarrar o cadarço.

Os pés têm tendência a inchar durante uma atividade. Por esse motivo, prefira um calçado com um meio ponto acima da numeração normal – para que seus pés não fiquem presos no calçado.

O jeito de amarrar o cadarço tem sua importância, pois, às vezes, se ele estiver muito apertado, pode provocar machucados que atrapalham. Especialmente no peito do pé, no local exato onde o cadarço (quase sempre duplo) está em contato com a lingüeta.

Pequenas feridas, raramente mais importantes que um simples arranhão, podem aparecer. A cicatrização pode demorar um pouco, devido ao fato de que a zona torna-se irritada pelo uso regular de calçados com cadarços. Para evitar tais inconvenientes, verifique se seu pé está bem assentado no calçado e que o peito do pé não esteja comprimido.

 

O tecido

* Proteja-se das irritações

Nos homens, o peito é a zona mais sensível. Especialmente os mamilos que ficam quase sempre irritados, as vezes chegam a sangrar, devido à fricção repetitiva com um tecido muito áspero.

Para solucionar definitivamente esse problema e evitar que os corredores sejam obrigados a se proteger com esparadrapos desconfortáveis, a Kalenji criou a T-SHIRT ELIO. Um novo componente no tecido, permite uma corrida sem qualquer desconforto nos mamilos.

É também do interesse dos homens e mulheres cuidar da parte interna de suas coxas espalhando uma camada fina de vaselina ou de creme anti-atritos para evitar, também, que irritações venham a perturbar o prazer de correr.

* Privilegie o conforto

Nada mais desagradável do que praticar corrida vestindo uma roupa não adaptada à temperatura. É importante ter no seu armário uma roupa que permita tolerar o frio, enfrentar chuva e vento ou ter prazer correndo debaixo do Sol.

Escolha seu equipamento em função de seu gosto, de suas necessidades, mas também e, sobretudo, de sua morfologia. Você deseja ficar a vontade e não sentir nenhum incômodo. Claro que é pouco recomendável equipar-se de um casaco corta vento muito grande que poderia perturbar sua pisada. Privilegie o conforto para evitar sentir-se muito limitado durante as atividades que duram frequentemente mais de uma hora.

 

Os acessórios

* Abasteça-se de água

Esquecer a água trata-se de um tropeço grave, aquele que pode, em alguns casos, tomar proporções muito sérias! Beber regularmente durante o treino que ultrapassa 50 minutos é uma obrigação e é sempre sábio equipar-se de uma garrafa de água antes de fazer uma atividade.

Os cintos com um local para a garrafa, géis, assim como objetos pessoais (chaves, cartões de crédito e mesmo um telefone celular) são uma segurança contra todos os riscos. Não esqueça que os casos de desidratação ainda são numerosos e podem referir-se a corredores experientes. Não corra riscos.

* Fique visível em todas as ocasiões

Ao praticar corrida na cidade ou no campo, o importante é ser visto! Isso está relacionado à sua própria segurança, nas zonas onde os carros circulam mais livremente.

Não hesite em munir-se de uma faixa de segurança no braço quando você estiver correndo com pouca luminosidade. O uso de uma capa ou mesmo de uma lâmpada frontal pode ser planejado, em ocasiões de treinos noturnos. Ser visto deve sempre constituir uma prioridade. Mas respeite o código do pedestre. Ser corredor não lhe dá todos os direitos!

 

Boa corrida!

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Classificar
VOLTAR PARA O TOPO