prendre soin de ses chaussures de course

Cuide do seu calçado de corrida

(4)


Para os praticantes de corrida, a manutenção do equipamento consiste, principalmente, em cuidar do seu calçado. Alguns gestos permitem prolongar a utilização, assegurando simultaneamente uma perfeita higiene.
 

A primeira das precauções consiste em alternar a utilização de dois pares de calçado."De forma que os componentes da sola intermediária recuperarem-se da sessão de treino e permita que o interior seque bem."

Outro comentário do técnico: "Evitar, a todo o custo, lavar na máquina de lavar. Isto pode levar a um descolamento de algumas partes do calçado e a uma dissolução dos pontos de cola. Também é possível que as malhas na parte superior do pé se rasguem.” Note que o interior tem tendência a deformar-se quando passa pela máquina de lavar. O conforto de utilização fica, logicamente, alterado.

Com um toque de humor para o Brasil , Olivier Laboussole assegura que a melhor forma de lavar o calçado de corrida é praticar a corrida na neve. "O efeito branqueador está garantido!”, ele afirma. “Eu o testei em várias ocasiões.” Mas observa também: “Não há uma solução de limpeza milagrosa. O calçado se suja. Principalmente a parte em malha de rede (parte superior do pé) que envolve o pé.

É assim aconselhável utilizar uma escova ou uma escova de dentes macia e esfregar, evitando ser muito agressivo, em particular nos modelos de estrada (o calçado de trail é mais resistente).

A utilização de um pouco de água morna e de sabão (tipo sabão de coco) permite limpar os locais mais incrustados. Cuidado para nunca misturar produtos com água sanitária com o líquido de limpeza. Por fim, é bom colocar um papel do tipo absorvente ou papel de jornal no interior do calçado que acabou de ser lavado, para acelerar a absorção da umidade.

No que diz respeito à secagem, Olivier Laboussole recomenda deixar o calçado num local seco, mas, acrescenta, “ é preciso evitar o contato muito próximo com uma fonte de calor, tipo radiador, para não deformar a forma interna.

Outra necessidade: "Retirar a palmilha para que seque separadamente. “Há várias vantagens em utilizar esta técnica: evita o acúmulo de umidade e o aparecimento de odores e o desenvolvimento microbiano. Além da palmilha guardar melhor a sua forma inicial quando é seca em separadamente.”

Última sugestão do chefe de produtos calçado da Kalenji: “Não deixar o par de tenis de corrida no fundo do saco de esportes no fim do treino. É preciso evitar deixá-lo fechado na umidade. Ele também tem o direito de respirar!”

 

Em resumo:

Retirar a palmilha

- Utilizar uma escova ou uma escova de dentes flexível

- Esfregar, sem ser muito agressivo, com água morna e um pouco de sabão (tipo sabão de coco)

- Colocar papel de tipo absorvente ou papel de jornal no interior do calçado que foi lavado para acelerar a absorção

- Deixar secar à temperatura ambiente, num local seco

 

Evitar:

Não lavar o calçado na máquina de lavar, nem na máquina de secar

- Não utilizar produtos com água sanitária

- Durante a secagem, evitar o contato com uma fonte de calor, de tipo radiador, secador de cabelo ou sol, para não deformar o interior

 

Faça a boa manutenção do seu calçado de corrida para conservá-lo por mais tempo e correr nas melhores condições!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Classificar
VOLTAR PARA O TOPO